TERCEIRO ACTO - Pesquisa e Criação Artística

TERCEIRO ACTO - Pesquisa e Criação Artística

MINUTA

Minha foto
No ranking dos 50 websites mais procurados no Google com publicações na temática, o projeto TERCEIRO ACTO - Pesquisa e Criação Artística, criado em 2010, fomenta a dialogia entre teoria e prática através das vivências, do estudo e da reflexão sobre o papel da arte e da educação na sociedade.
Este projeto é patrocinado por:

CRS Print:
(19) 9.9746-4384

EQUIPE

Vanessa SCARINGI

Doutoranda em Educação Escolar (UNESP - atual), Mestra em Educação com ênfase em Linguagens, Práticas Culturais e Formação (UNESP, 2011), Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER, 2015), Especialista em Educação Especial (Centro Universitário Claretiano, 2013) e Pedagoga com habilitação em Administração Escolar (UNESP, 2006).

Fabiana GUILHERME

Doutoranda em Educação (UNESP - atual), Mestra em Educação com ênfase em Alfabetização (UNESP, 2011), Psicopedagoga (Centro Universitário Claretiano, 2008) e Pedagoga (UNESP, 2001).

Artistas e Fazedores Culturais da UNESP - Comissão Cultural do Campus de Rio Claro

Acesse a página inicial!

Consciência Corporal - Série de Alongamentos


      Os alongamentos são exercícios voltados para reeducação postural e o aumento da flexibilidade muscular - qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações. É a amplitude de movimento. Dependem da mobilidade articular e elasticidade muscular. Promovem o estiramento das fibras musculares por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

      Qualquer atividade física deve vir acompanhada de alongamento com a finalidade de prevenir lesões em ligamentos, tendões, músculos e até mesmo em suas articulações como no caso de uma lombalgia (dor na coluna lombar).

      A prática de tais exercícios torna o corpo mais relaxado, diminui a tensão muscular, melhora a coordenação nos movimentos, ajuda na prevenção de lesões e torna mais fácil as atividades vigorosas tais como correr, nadar, dançar, etc.

      A indicação é de que comecem com um aquecimento de maneira lenta e progressiva, evitando os alongamentos rápidos, por encontrarem uma grande chance de provocarem distensões e espasmos musculares.
      Quanto mais alongado um músculo maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os alongamentos produzem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura.

      Os exercícios de alongamento podem ser realizados por qualquer pessoa independente de idade ou de nível de flexibilidade. Os alongamentos podem ser realizados em casa, no trabalho, na praia antes de uma caminhada, estando sentado ou em pé.
      Existem várias formas de alongamentos, tais como pré e pós-exercícios:



      Dicas:  Evite interromper uma atividade bruscamente. Faça uma volta calma pelo local a fim de diminuir a frequência cardíaca aos poucos e, assim, alongar-se pós-exercícios, de forma delicada. Mantenha cada movimento em tempos de 10 a 20 segundos. Respire normalmente. E nada melhor do que tomar água para uma boa hidratação.

Este blog é patrocinado por:

CRS Print:
(19) 9.9746-4384